Nossos Serviços

A Casa do Europeu presta assessoria na aquisição da dupla nacionalidade italiana por descendência (jus sanguinis), naturalização (matrimônio) e para descendentes menores de 18 anos.

Na montagem do processo, reunimos e preparamos todos os documentos necessários para requisição da Cidadania Italiana em conformidade com as exigências do Consulado, como a localização e emissão de certidões no Brasil e exterior, traduções juramentadas, apostilamentos (Haia), retificações de documentos, agendamento online para atendimento no consulado, dentre outros serviços.

Cidadania
Italiana por
Descendência

 

Se você tem um ascendente que nasceu na Itália, a Casa do Europeu pode ajudá-lo a reconhecer a sua Cidadania Italiana utilizando-se do princípio jus sanguinis (direito de sangue), no qual não há limite gerações para a transmissão da nacionalidade.

Porém, é importante verificar se você possui uma mulher em sua linha ascendente, pois o direito à cidadania italiana é transmitido somente aos descendentes nascidos após 1948. Caso contrário o direito poderá ser requerido somente via judicial.

Os consultores da Casa do Europeu estão à disposição para atendê-lo e sanar todas as dúvidas relacionadas à requisição da Cidadania Italiana via jus sanguinis e oferecer assistência para casos em que sejam necessários recursos na esfera judicial italiana.

Cidadania Italiana
ou Naturalização
por Matrimônio

 

O cônjuge de um cidadão italiano tem direito à naturalização italiana após três anos de casamento (este prazo é reduzido pela metade se o casal tem filhos). No caso de mulheres que se casaram com cidadãos italianos até 27 de abril de 1983 tem direito ao reconhecimento da cidadania italiana.

Saiba a diferença entre o processo de naturalização por matrimônio e cidadania por matrimônio entrando em contato com nossos consultores.

Pesquisa
de Certidões

A falta de informações sobre a origem do seu ascendente nascido na Europa, não significa que você deve renunciar o seu direito de ser cidadão europeu.

As certidões são documentos oficiais exigidos pelos órgãos governamentais, como Ministérios, Embaixadas e Consulados, necessários para a requisição da dupla nacionalidade.

A Casa do Europeu oferece conveniência e segurança na localização de documentos no Brasil e no Exterior, tais como certidões de nascimento, casamento, óbito, divórcio, dentre outros, garantindo a viabilidade e salvaguardando o privilégio de ser cidadão europeu aos nossos clientes.

Busca de
Certidões

 

Se você tem conhecimento do local exato onde estão as certidões ou documentos necessários para apresentação no consulado, conte com o suporte da nossa equipe para realizar a busca e emissão de documentações no Brasil e exterior.

Nos responsabilizamos por todos os trâmites burocráticos e envio dos documentos até que cheguem em suas mãos.

Análise de
Processos

Se você tem dúvidas relacionadas aos documentos que serão apresentados no Consulado Italiano para requisição da sua cidadania, poderá contar com a nossa assessoria.

Oferecemos o serviço em que um consultor especializado realiza uma minuciosa análise dos seus documentos e verifica se está em conformidade com as normas e regras consulares.

Tenha segurança e conveniência para verificação dos seus documentos, entrando em contato com os nossos consultores.

Retificação de
Documentos

 

Dentre a documentação que será apresentada no Consulado, existem certidões que foram emitidas há décadas e, neste caso, não é raro existirem divergências nas informações constantes, como nomes, sobrenomes, locais de nascimento ou datas.

Quando identificamos e verificamos a necessidade de correção, realizamos a retificação administrativa ou judicial das certidões, evitando, assim, transtornos na interpretação do consulado com relação à identidade do requerente e seus ascendentes.

A Casa do Europeu poderá auxiliá-lo na análise e, se necessário, possíveis retificações administrativas ou judiciais dos seus documentos.

Transferência
de AIRE e
Registro Civil

AIRE significa Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero (Cadastro dos Italianos no Exterior). A inscrição ao AIRE é um direito-dever do cidadão e deve ser requerida por todos os cidadãos que transferem a residência da Itália para o exterior ou de uma circunscrição consular para outra.

Todo cidadão italiano também tem o dever de manter seu “cadastro civil” atualizado. Sendo assim, sempre que houver modificação no próprio estado civil (casamento, separação, divorcio, nascimento de um filho) o cidadão é obrigado a enviar, assim que acontecer, as certidões correspondentes ao Consulado.

A Casa do Europeu auxilia você a manter essas informações atualizadas para que seja viável utilizar os serviços consulares assim que desejar, dessa maneira, você não correrá o risco de ter sua solicitação negada.

Passaporte
Italiano

 

Você poderá usufruir de inúmeros benefícios ao redor do mundo portando o seu passaporte europeu.

Além do livre acesso aos países da União Europeia, o passaporte Italiano permite a entrada sem a necessidade de emissão de vistos em países como os Estados Unidos, Canadá e Japão, por exemplo.

Entre em contato conosco para realizar a emissão ou renovação do seu passaporte italiano.